domingo, 29 de novembro de 2009

CAIXA 3


Duran quase a meu lado ,já embalado .

Alguns metros a diante ele está já na minha frente .                                                                                  


Vivo escrevendo que a CAIXA TRÊS , atrapalhava minhas largadas , agora nos arquivos do Duran e do Orlando achei algumas fotos de largadas e vou mostrar o que acontecia . Em primeiro lugar , a CAIXA TRÊS foi uma criação de ninguém menos que o grande Crispin ,eram feitas pela M.M que comercializava os Pumas e tinha uma equipe de corridas . Sendo as relações de cambio de um VW normal , feitas para andar na rua , a 1ª marcha era curta para aproveitar a potencia do motor nas saídas , e as outras marchas seguiam até a quarta , feita para andar em estradas , a distancia de relações entre elas era enorme , o que em corridas , com um motor que girava absurdamente mais , eram impraticaveis . Que eu saiba o Crispin fez a caixa 1 , 2 e 3 , que poderiam ser usadas com diferentes relações de coroa e pinhão , a 8/31 , 8/33 , e 8/35 adequando o cambio à pista onde fosse realizada a corrida , alem disso existiam varias relações de 3ª e 4ª marchas , lembro que a 4ª que usava nesta época era 0.96 . A CAIXA TRÊS possuía uma primeira e segunda marchas longuíssimas , aproximando as quatro marchas , assim podendo aproveitar melhor a curva de potencia do motor e usar marchas especificas em curvas especificas . Muitas vezes usei a CAIXA TRÊS com diferencial 8/31 o que em um motor que girava à 7500 RPM , levava a 1ª marcha com os slics de aro 13 da Pneubrás e 20 de altura alcançar absurdos 100/105km/h . Depois que o carro embalava era uma delicia , em Interlagos a tocada era assim . "UM e DOIS" 4ª , "TRÊS" 3ª , primeira perna da "FERRADURA" entrada em 4ª 3ª na tangencia e 2ª já na tomada da perna a esquerda , "SUBIDA do LAGO" ( eta curva complicada ) entrada em 4ª e no meio da curva 3ª , "SOL" que maravilha de curva 4ª , "SARGENTO " 2ª , "LARANJA" 3ª , entrada do "S" 1ª segunda perna a esquerda 2ª , "BICO do PATO " 1ª , "JUNÇÃO" 2ª na entrada e logo a seguir 3ª , sendo a 4ª engatada no antigo "CAFÉ" . Era muito bom de guiar , lógico feito pelo Crispin !! só que a largada era complicada , o motor tinha que ser mantido em giro alto , senão os WEBER 48 encharcavam as velas e sua corrida acabava ai , a hora que abria o sinal verde era uma loucura , todo mundo te passava e você ali controlando os giros do motor e a embreagem , que não podia ser solta de cara , mais sim aos poucos , com o motor em giro alto . Nas fotos acima dá para observar , na primeira estou a poucos metros da largada com o Duran atrás de mim , na segunda ele já me ultrapassou e os de trás estão chegando , já na tomada da "FERRADURA" estou atrás de todos aqueles carros . Ai tinha de andar forte o tempo todo para descontar o tempo perdido na largada . Sei que a criação do Crispin foi ótima , só que os Pumas , eram mais leves , e as corridas mais longas , era muito bom guiar com elas , só que nos VW elas davam este trabalho todo .
Fotos arquivo Duran e Orlando Belmonte Jr
Dia 06/04/2009 de Miguel Crispim Ladeira :" Rui , gostaria de esclarecer que as caixas de câmbio especiais que fizemos na Puma , contou com a participação do Jorge Lettry e também do Alberto Blazek , que foi quem construiu as engrenagens em sua fábrica próximo da estação da Luz ou seja
não fui eu que desenvolvi sozinho certo . Um grande abraço , Crispim ."


Escrevi este texto no dia 18/03/2009 para o Histórias e dias depois recebi o e-mail do Crispim comentando-a . Quero oferecer esta postagem ao Crispim por tudo que ele fez e Graças a Deus continua faz endo por nosso automobilismo e pela pessoa especial que ele é . Crispim um grande abraço do amigo . Rui

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A primeira corrida a gente nunca esqueçe - Orlando Belmonte Junior

Orlando Belmonte Junior .
Orlando com "Espanhol" grudado e Wagner Kondrat , saída da "Junção" .

" Assim como o Duran também fiz o curso de Pilotagem na escola do Toninho de Souza , e conclui em 28/01/1981 ... ai a outra batalha , arrumar um carro , só consegui compra-lo um ano depois . Um dia passando em frente de uma oficina mecânica a Rally , vi aquele Fusca laranja , conversando com o pessoal da oficina o Beto e o Tecão , fiquei sabendo que o dono era o Mané Simião e que o carro estava a venda . Negociei e comprei o carro dele , já achando que poderia coloca-lo na pista. Porem o carro tinha alguns problemas de desing , já estava um pouco ultrapassado . Quem me deu as dicas o Alan Magalhães , ai levamos o carro para uma funilaria e começamos a transforma-lo . Depois de pronto começou o pintura , idealizada pelo Alan e foi ele mesmo que pintou . Assim que ficou pronto levamos o carro para pista , foi grande nossa emoção . Ligamos o motor, os pés começaram a tremer , ao sair do box me atrapalhei um pouco , pois estávamos usando um cambio Hewland de 5 marchas , que não era permitido na T.E.P , e ao engatar a 1ª entrou outra marcha e queimei toda embreagem , o que foi o fim deste nosso primeiro treino . Depois de considerarmos sobre o cambio , decidimos trocar o Hewland por um cambio nacional , ficou tudo muito bom e fomos treinar novamente , só dei umas cinco voltas , mais deu para sentir o carro e ir me acostumando a ele . Na semana seguinte teria uma prova de T.E.P e me inscrevi , já com o carro dentro do regulamento . Na classificação começou a vazar óleo da tampa de válvulas , e justo na curva do "Sol" acabei dando uma rodada e me classifiquei em ultimo . No dia da corrida nem sair do box consegui , problemas no carro nos obrigaram , eu e minha equipe , a ir embora mais cedo , fomos de cabeça erguida , preparar o carro para próxima corrida que seria dia 24/07/1982 . Na classificação meu pessoal já me alertava " só tem leão aqui " minhas pernas tremeram ainda mais , só que novamente tivemos problemas mecânicos e não conseguimos largar .
Na minha primeira largada o grid foi este :
Carro Piloto Tempo
26 Elcio Pelegrini 3.23.73 m
3 Ricardo Mogames 3.25.43
7 José Antonio Bruno 3.26.41
17 Laercio dos Santos 3.26.86
8 Rui Amaral 3.28.26
40 Amadeu Rodrigues 3.32.66
88 Marco de Sordi 3.33.77
37 Aristides Dalecio 3.37.56
38 Alvaro Guimarães 3.38.49
41 Claudio Gomes 3.40.67
68 Luiz Eduardo Duran 3.46.10
4 Luiz H. Pankowski - Conde - 3.47.31
28 Clerio M. de Souza - Bé - 3.47.37
118 Alessio Durazzo Neto 3.48.68
77 José M. Ramos - Espanhol - 3.50.88
98 Wander Kondrat 3.54.89
19 José Ferraz 3.57.24
99 João Lindau 4.43.93
13 Orlando Belmonte Jr s/tempo
No dia 25 domingo de minha primeira corrida , era pura ansiedade , pois eu ia largar em ultimo e dezoito feras na minha frente , foi quando o Amadeu Rodrigues chegou para mim e disse " vou te dar um toque , na hora da largada todos vão se afunilar na curva "Um" , você não tem nada a perder , fica por fora onde ninguém anda pois é sujo , e no meio do bolo você vai acabar passando um monte de gente " foi exatamente o que fiz e logo na primeira volta estava já estava entre os oito primeiros , porem três voltas depois começou a vazar óleo de minha tampa de válvulas , acabando ai minha primeira corrida . Mas valeu a pena pela excelente largada que fiz . Valeu !!!! a história continua ........"

domingo, 22 de novembro de 2009

Luiz Eduardo Duran- A primeira corrida a gente nunca esquece.





" Naquele ano de 1977 eu tinha feito a escola de pilotagem do Toninho de Sousa , e estava preparando meu VW de D3 para correr o Campeonato Brasileiro de 1978 , como o carro estava pronto resolvi fazer a ultima corrida do campeonato em Interlagos . Na época a pista estava em reforma , por isso nossos boxes eram no estacionamento que havia no "Sargento" . Na escola usávamos somente o circuito interno , na "Junção" em vez de subir , descíamos contornando a "Quatro" ao contrário , por este motivo não estava acostumado ao circuito inteiro , ou seja "Um" "Dois" e "Três" para mim eram desconhecidas . Já nos treinos achando que fazia a "Um" e "Dois" rápidas , tomei uma ultrapassagem do Edgard de Mello Filho entre as duas , só ouvi o ronco de seu Chevette , e a hora que vi ele estava me passando numa velocidade que para mim era absurda .
Tomando mais conhecimento do circuito completo , já que treinei toda vez que a pista abria , consegui me classificar para a largada em 12º lugar , embora alguns dos trinta carros que largaram não tivessem feito classificação .
No grid ao olhar para o lado vejo o Adolfo Cilento , já me arrepiei todo ,pois sabia que ele era um piloto rápido e eu era seu admirador , ao baixar a placa de um minuto ele olha para mim e faz um sinal de positivo , ai sim pensei "o que faço aqui?"
Eu estava acostumado a racha ,e na largada aproveitando-me de uma primeira mais curta pulei bem , entre a "Um" e "Dois" estava em 4º ou 5º , olhando no retrovisor me assustei com aquele bando atrás de mim , todos pilotos experientes brigando por uma posição , todos "babando" ai rápido e tentando não atrapalhar ninguém joguei o carro para grama , eu não era bobo de ficar com aquela turma , nisto perdi tudo que havia ganho na largada e mais um pouco .
Estacionei entre as duas curvas e só sai quando o ultimo carro passou , estava um "pouco " assustado , continuando ainda passei um ou dois carros , quando do meu box me sinalizaram para que eu entrasse , era 4ª ou 5ª volta , e vazava óleo do retentor traseiro do motor , fiquei aliviado , pois ainda não estava completamente acostumado ao circuito todo , estava achando tudo uma loucura ."