quinta-feira, 13 de maio de 2010

COMO MONTAR UM FUSCA DE DIVISÃO 3 ?






A pergunta é como montar em dias de hoje um Fusca de DIVISÃO 3 ?
como esse blog é visitado por muitos Pilotos e conhecedores do assunto, resolvi fazer essa enquete para saber a opinião de cada um. Para ano de 2010 motor AP ou VW ar ?
Cambio ? suspensão ? freios ? como seria a preparação do motor, onde tirar potencia?
medida de rodas? carburação ou injeção ?
conto com a participação de todos.

16 comentários:

PAPERSLOTCAR disse...

REsposta na ponta da lingua.
Entra em contato com o Tito, compra uma carroceria do pinico preferido, ele tem todos os que correram.
Recebe a mesma pelo sedex, corre na monza autorama e compra a mecaninca completa.
Passa o paperslotcar e pedi a receita de montagem e pronto depois de algumas horas de trabalho ja tem o otrpedo da div-3 prontinho pra correr na pista.

PAPERSLOTCAR disse...

KKKKKKKKK tem receita mais facil.

ttm disse...

é aquela história de que as perguntas mais simples tem a resposta mais complexa...
depende do objetivo.
se for fazer uma "nova" divisão 3, claro que o fusca já não é o carro mais indicado...
mas, se for para refazer a "nossa" divisão 3, os fuscas teriam que ter nosso o velho e querido motor boxer.(hehehe, sou meio suspeito para falar, tenho verdadeira paixão pelo velho e barulhento vw a ar!)

abç.

Orlando Belmonte Jr. disse...

Tito , a pergunta é bem clara !!
como montar um fusca de D3 para 2010?
tambem sou bem saudosista tirar tudo que se pode de um simples motor 1600 fazer dele um canhão , com barulho que parece uma sinfonia, mas hoje fazer o que ? AR ou AP ?
depois de todas as dicas de voces vou postar no blog o que de melhor foi passado para um Fusca de Divisão 3
conto com voces.

abs

Unknown disse...

Orlando, claro que tem que ser com motor Boxer. Se estiver com motor AP, eu nem olho, rs.
Mas a receita tem que ser completa.
Carroceria de fibra ou de chapa?
Qual a caixa?
Qual a medida dos pneus?
Pneus slick ou convencionais?
Aguardo os conhecedores.
Um abração.

Rui Amaral Lemos Junior disse...

O original é o mais indicado, e o regulamento da TEP com motores 1.600cc, cambio de 4 marchas, slick, amort. nacionais etc.
Aí dou um baile nessa alicatada toda!!!!

Abs

Rui

PAPERSLOTCAR disse...

Eita o Rui deu uma de Carlinhos de Jesus.
Agora vai virar professor de dança de baile?

ttm disse...

a pedido do Orlando, transcrevo parte da nossa conversa de hoje a tarde:
"eu entendi a pergunta.
mas, a minha resposta, ainda é a mesma.
depende do objetivo.
se for criar uma categoria nova, claro, a opção recaírá sobre os modernos motores ap.
mas isto implicaria em altos investimentos, uma vez que o carro, além de andar, precisa também parar.
todo um novo desenho de suspensão e freios também seria necessário.
injeção eletronica? câmbio sequencial? utilização de "apendices aerodinamicos " tipo spoilers ou aerofólios?
uso de materiais de alta tecnologia, tipo fibras de carbono?
seriam fuscas "de verdade" , ou essas coisas-bolha tipo a uniroyal fun cup? ( essa parece que já tem um modelo em desenvolvimento, né?).
mas daí já não seria mais um fusca, e categorias-bolha já temos algumas.
carros modernos, com uso de alta tecnologia, tem custos astronomicos.
e a divisão 3 tinha que manter a configuração original, não é?
ou o objetivo seria criar uma categoria boa e barata, com investimentos modestos, e que muita gente pudesse participar?
ou fazer apenas UM carro, para correr, digamos, o endurance?
quer dizer, ( galvão bueno, luciano burti e o presidente lula diriam: ou seja) é uma pergunta que gera muitas perguntas.

mr. Simon Sergides e asseclas criaram a genial beetle challenge, em terras elisabetanas.
vale dar uma conferida:
http://www.beetlechallenge.com/

meu, é assunto para muita conversa.
minha opção seria por fuscas "de verdade", tipo a D3 ou a TEP.
mas, se for para competir contra carros modernos, acho que o fusquinha já não daria mais...
abç

tito"

Orlando Belmonte Jr. disse...

Vou deixar esse post mais uns dias , acredito que tenhamos mais respostas, mas pelo que vi DIVISÃO 3 é como Pelé , não dá p mudar só existe um , concordo inteiramente com o Tito.
eu tenho minha opinião de como montar um Divisão 3 em dias de hoje, porem vou aguardar mas comentarios.
obrigado a todos
abs

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Cambio sequencial? Alta tecnologia vai ter que chamar o Massa p/ pilotar!Contratar massagista psicologo e assessores de imprensa para dizer como o cara acelera.
Gosto é de carro de corrida e sem frescura!

Abs

Rui

Unknown disse...

Também acho que tem que ser uma reedição dos FUSCAS Div.3. Se começar a botar motor AP, cambio sequencial e etc vai cair na mesmice do STOCK e da F1, um saco.
Hoje o Piloto tem que ter uma equipe boa, a diferença entre o a bota e o mais ou menos se decide nos boxes.
O bom é ver o cara tirar os culhonésimos de segundos no braço.

Rui Amaral Lemos Junior disse...

È isso aí Pedro, o pessoal está com medo de trocar marchas, acelerar e etc.

Abs

Rui

ttm disse...

não é uma questão de ter medo disso, ter medo daquilo.
é uma questão de contra quem e contra o que voce vai andar.
tenho verdadeira paixão pelos pinicos, pelo boxer refrigerado a ar.
mas as fotos que ilustram a pergunta mostram chassis tubulares e carrocerias de fibra.
esse americano aí tem motor chevrolet de 5 litros.
os fun cup tem motor ap 1.8 vw ou audi, ou o vw TDI turbo.
a volta de uma categoria como a tep seria espetacular, com nossos velhos magos tirando tudo do velho fusca.

mas qualquer um sabe que tentar competir contra carros de corrida modernos, com o velho boxer e cambio manual de quatro marchas,é inviável.
por isto, lá vamos nós de volta ao começo:depende do objetivo.

Mauricio Morais disse...

Quero falar como torcedor e não piloto, preparador, ou alguém que vai botar a mão na massa. O Tito matou a charada lá em coma. Se vai reeditar a boa e velha D3 tem que ser a AR e o resto seguinda a velha receita, como disse o Rui, se não me engano.

Anônimo disse...

boa tarde sou mecanico e preparo um carro da categoria fusca cross , fusca autentico tem que ter mecanica a ar, com qualquer outro motor passa a ser prototipo , alem disso perde todo o romantismo e carisma que essse veiculo transmite as pessoas forte abraço
a todos

Unknown disse...

A receita, que fazia o motor VW Boxer refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos e 1584 cilindradas render algo próximo dos 150 cavalos, era algo milagroso. Muita coisa improvisada, dificuldade em obter informações técnicas, mas mesmo assim, os Fuscas conseguiam atingir mais de 200km/h nas retas e fazer as curvas tão rápidos quanto os Opalas e Mavericks, que tinham vantagem nas retomadas.

Com pistões 0,20mm maiores, uma brecha permitida pelo regulamento na época, a cilindrada subia para 1603cc. Bielas, virabrequim, volante e embreagem eram balanceados juntos. Os cabeçotes recebiam uma preparação minuciosa, para render o máximo de fluxo possível, com válvulas de 41mm na admissão e 32mm, além de molas duplas, pratinhos de titânio e nova taxa de compressão: 14,5:1. O comando de válvulas utilizado era uma cópia feita pela Silpo inspirada no Engle FK89, com duração simétrica de 328º. E para refrigerar o guerreiro motor “aircooled”, três radiadores de óleo instalados na dianteira do Fusca cumpriam com o seu papel, junto com a bomba de óleo Shadeck retrabalhada de engrenagens maiores e regulagem para trabalhar com mais pressão.

“A bomba de combustível era de avião. Tive que ir até o Campo de Marte para comprar duas e instalar no carro. Eram duas, pois caso uma queimasse, teria uma reserva, para alimentar o sistema”