Alguns metros adiante ele está já na minha frente .
Na tomada da "Ferradura" alguns dos carros que largaram atrás me ultrapassaram. Pela ordem Marco De Sordi, Alvaro Guimarães, Dalécio, Duran, Amadeu Rodrigues, Bé e eu. Logo retomaria as posições perdidas.
Vivo escrevendo que a CAIXA TRÊS , atrapalhava minhas largadas , agora nos arquivos do Duran e do Orlando achei algumas fotos de largadas e vou mostrar o que acontecia . Em primeiro lugar , a CAIXA TRÊS foi uma criação de ninguém menos que o grande Crispin, eram feitas pela M.M que comercializava os Pumas e tinha uma equipe de corridas . Sendo as relações de cambio de um VW normal , feitas para andar na rua , a 1ª marcha era curta para aproveitar a potência do motor nas saídas , e as outras marchas seguiam até a quarta , feita para andar em estradas , a distancia de relações entre elas era enorme , o que em corridas , com um motor que girava absurdamente mais , eram impraticaveis . Que eu saiba o Crispin fez a caixa 1 , 2 e 3 , que poderiam ser usadas com diferentes relações de coroa e pinhão , a 8/31 , 8/33 , e 8/35 adequando o cambio à pista onde fosse realizada a corrida , alem disso existiam varias relações de 3ª e 4ª marchas , lembro que a 4ª que usava nesta época era 0.96 . A CAIXA TRÊS possuía uma primeira e segunda marchas longuíssimas , aproximando as quatro marchas , assim podendo aproveitar melhor a curva de potencia do motor e usar marchas especificas em curvas especificas . Muitas vezes usei a CAIXA TRÊS com diferencial 8/31 o que em um motor que girava à 7500 RPM , levava a 1ª marcha com os slics de aro 13 da Pneubrás e 20 de altura alcançar absurdos 100/105km/h . Depois que o carro embalava era uma delicia , em Interlagos a tocada era assim . "UM e DOIS" 4ª , "TRÊS" 3ª , primeira perna da "FERRADURA" entrada em 4ª 3ª na tangencia e 2ª já na tomada da perna a esquerda , "SUBIDA do LAGO" ( eta curva complicada ) entrada em 4ª e no meio da curva 3ª , "SOL" que maravilha de curva 4ª , "SARGENTO " 2ª , "LARANJA" 3ª , entrada do "S" 1ª segunda perna a esquerda 2ª , "BICO do PATO " 1ª , "JUNÇÃO" 2ª na entrada e logo a seguir 3ª , sendo a 4ª engatada no antigo "CAFÉ" . Era muito bom de guiar , lógico feito pelo Crispin !! só que a largada era complicada , o motor tinha que ser mantido em giro alto , senão os WEBER 48 encharcavam as velas e sua corrida acabava aí , a hora que abria o sinal verde era uma loucura , todo mundo te passava e você ali controlando os giros do motor e a embreagem , que não podia ser solta de cara , mais sim aos poucos , com o motor em giro alto . Nas fotos acima dá para observar , na primeira estou a poucos metros da largada com o Duran atrás de mim , na segunda ele já me ultrapassou e os de trás estão chegando , já na tomada da "FERRADURA" estou atrás de todos aqueles carros . Ai tinha de andar forte o tempo todo para descontar o tempo perdido na largada . Sei que a criação do Crispin foi ótima , só que os Pumas , eram mais leves , e as corridas mais longas , era muito bom guiar com elas , só que nos VW elas davam este trabalho todo .
Fotos arquivo Duran e Orlando Belmonte Jr
Dia 06/04/2009 de Miguel Crispim Ladeira :" Rui , gostaria de esclarecer que as caixas de câmbio especiais que fizemos na Puma , contou com a participação do Jorge Lettry e também do Alberto Blazek , que foi quem construiu as engrenagens em sua fábrica próximo da estação da Luz ou seja
não fui eu que desenvolvi sozinho certo . Um grande abraço , Crispim
12 comentários:
Quero saber uma coisa! Nenhum alicatão vai falar nada?
Abs
Rui
ainda não falei porque nunca fui alicatão, p falar a verdade é um belo cambio (caixa 3)
tenho 2 guardados
abs
Não seja modesto!!
Abs
Rui
SOH TENHO UMA COISA PRA FALAR, OU MELHOR DUASUMA 9:31 OUTRA 9:33.
Eu parei de quebrar motor, no dia que resolvi modificar a minha caixa tres...fiz uma mista de tres com seis,e qual não foi a minha surpresa...virei melhor, quaze matei o fotografo Costinha no bico de páto com a famosa foto e recebi o troféu de piloto revelação do ano....que por sinal o Orlando tambem o recebeu..(portanto os alicatões que uzavam a caixa tres com diferencial curto..´so quebravam motor)hahahahah..abs.
Estão me provocando!
Abs
Rui
Caixa 3....,teve sua epoca, servia para motores VW dos anos 70, motores este com bem menos potência e principalmente com curva de potencia muito estreita ou seja, tal motor tinha sua maior potencia entre o RPM de 6700 a 7500
assim vc tinha de escalar engrenagens dentro desta rotação.
Em minha epoca usava um cambio perto da Caixa 2, tendo sua 1 marcha pouco mais longa, 2 marcha original da caixa 2, 3 pouco mais longa que a 3 original de fabrica, e a 4 marcha era 1.04 ou 1.1, com diferencial 9.31, para interlagos era perto do ideal, sendo que meus motores tinham uma curva de potencia perto dos 6800 a 8300 RPM.
Essa curva de potencia variava se não me engano 6 HP
Não sei se expliquei direito, deem um desconto.
Explicou Jr, só que eu não tinha a 9:31 e usava 4ª 0.96. Aí não tinha como usar o primário da CX2 se não a 1ª ficava muito curta. Certo?
Abs
Rui
È isso ai Lara, eu na minha caixa de cambio tinha 9,31 com 1,04 de quarta a 7800 estava a 223km só uma vez na chuva descendo o retão junto com o Toninho da Mata e o Xandi e olhei o meu conta giro e marcou 8100rpm com uma velocidade de 232km....eram essas quartas que eu uzava...1,04 ou 1,06 foi o melhor cambio que eu tive, isso no ultimo ano da DV3 que foi 1984...abs.
uiiiiaaaaaaaaaaa, relação final perfeita 1.04 9.31 mais sei quem tinha 1.08 9.33
FErraz passa pra turma a relação das 4 marchas no teu cambio.
Correção
vendo papeis velhos minha 4 marcha para Interlagos com coroa e pinhão 9.31 era 1.12 e não 1.1 ou 1.04 como relatei.
Postar um comentário