quarta-feira, 5 de maio de 2010

CAIXA TRÊS

                                Duran quase a meu lado, já embalado .

                                Alguns metros adiante ele está já na minha frente .

Na tomada da "Ferradura" alguns dos carros que largaram atrás me ultrapassaram. Pela ordem Marco De Sordi, Alvaro Guimarães, Dalécio, Duran, Amadeu Rodrigues, Bé e eu. Logo retomaria as posições perdidas.

Vivo escrevendo que a CAIXA TRÊS , atrapalhava minhas largadas , agora nos arquivos do Duran e do Orlando achei algumas fotos de largadas e vou mostrar o que acontecia . Em primeiro lugar , a CAIXA TRÊS foi uma criação de ninguém menos que o grande Crispin, eram feitas pela M.M que comercializava os Pumas e tinha uma equipe de corridas . Sendo as relações de cambio de um VW normal , feitas para andar na rua , a 1ª marcha era curta para aproveitar a potência do motor nas saídas , e as outras marchas seguiam até a quarta , feita para andar em estradas , a distancia de relações entre elas era enorme , o que em corridas , com um motor que girava absurdamente mais , eram impraticaveis . Que eu saiba o Crispin fez a caixa 1 , 2 e 3 , que poderiam ser usadas com diferentes relações de coroa e pinhão , a 8/31 , 8/33 , e 8/35 adequando o cambio à pista onde fosse realizada a corrida , alem disso existiam varias relações de 3ª e 4ª marchas , lembro que a 4ª que usava nesta época era 0.96 . A CAIXA TRÊS possuía uma primeira e segunda marchas longuíssimas , aproximando as quatro marchas , assim podendo aproveitar melhor a curva de potencia do motor e usar marchas especificas em curvas especificas . Muitas vezes usei a CAIXA TRÊS com diferencial 8/31 o que em um motor que girava à 7500 RPM , levava a 1ª marcha com os slics de aro 13 da Pneubrás e 20 de altura alcançar absurdos 100/105km/h . Depois que o carro embalava era uma delicia , em Interlagos a tocada era assim . "UM e DOIS" 4ª , "TRÊS" 3ª , primeira perna da "FERRADURA" entrada em 4ª 3ª na tangencia e 2ª já na tomada da perna a esquerda , "SUBIDA do LAGO" ( eta curva complicada ) entrada em 4ª e no meio da curva 3ª , "SOL" que maravilha de curva 4ª , "SARGENTO " 2ª , "LARANJA" 3ª , entrada do "S" 1ª segunda perna a esquerda 2ª , "BICO do PATO " 1ª , "JUNÇÃO" 2ª na entrada e logo a seguir 3ª , sendo a 4ª engatada no antigo "CAFÉ" . Era muito bom de guiar , lógico feito pelo Crispin !! só que a largada era complicada , o motor tinha que ser mantido em giro alto , senão os WEBER 48 encharcavam as velas e sua corrida acabava aí , a hora que abria o sinal verde era uma loucura , todo mundo te passava e você ali controlando os giros do motor e a embreagem , que não podia ser solta de cara , mais sim aos poucos , com o motor em giro alto . Nas fotos acima dá para observar , na primeira estou a poucos metros da largada com o Duran atrás de mim , na segunda ele já me ultrapassou e os de trás estão chegando , já na tomada da "FERRADURA" estou atrás de todos aqueles carros . Ai tinha de andar forte o tempo todo para descontar o tempo perdido na largada . Sei que a criação do Crispin foi ótima , só que os Pumas , eram mais leves , e as corridas mais longas , era muito bom guiar com elas , só que nos VW elas davam este trabalho todo .

Fotos arquivo Duran e Orlando Belmonte Jr

Dia 06/04/2009 de Miguel Crispim Ladeira :" Rui , gostaria de esclarecer que as caixas de câmbio especiais que fizemos na Puma , contou com a participação do Jorge Lettry e também do Alberto Blazek , que foi quem construiu as engrenagens em sua fábrica próximo da estação da Luz ou seja
não fui eu que desenvolvi sozinho certo . Um grande abraço , Crispim


12 comentários:

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Quero saber uma coisa! Nenhum alicatão vai falar nada?

Abs

Rui

Orlando Belmonte Jr. disse...

ainda não falei porque nunca fui alicatão, p falar a verdade é um belo cambio (caixa 3)
tenho 2 guardados
abs

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Não seja modesto!!

Abs

Rui

PAPERSLOTCAR disse...

SOH TENHO UMA COISA PRA FALAR, OU MELHOR DUASUMA 9:31 OUTRA 9:33.

ferraz disse...

Eu parei de quebrar motor, no dia que resolvi modificar a minha caixa tres...fiz uma mista de tres com seis,e qual não foi a minha surpresa...virei melhor, quaze matei o fotografo Costinha no bico de páto com a famosa foto e recebi o troféu de piloto revelação do ano....que por sinal o Orlando tambem o recebeu..(portanto os alicatões que uzavam a caixa tres com diferencial curto..´so quebravam motor)hahahahah..abs.

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Estão me provocando!

Abs

Rui

Junior Lara Campos disse...

Caixa 3....,teve sua epoca, servia para motores VW dos anos 70, motores este com bem menos potência e principalmente com curva de potencia muito estreita ou seja, tal motor tinha sua maior potencia entre o RPM de 6700 a 7500
assim vc tinha de escalar engrenagens dentro desta rotação.
Em minha epoca usava um cambio perto da Caixa 2, tendo sua 1 marcha pouco mais longa, 2 marcha original da caixa 2, 3 pouco mais longa que a 3 original de fabrica, e a 4 marcha era 1.04 ou 1.1, com diferencial 9.31, para interlagos era perto do ideal, sendo que meus motores tinham uma curva de potencia perto dos 6800 a 8300 RPM.
Essa curva de potencia variava se não me engano 6 HP
Não sei se expliquei direito, deem um desconto.

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Explicou Jr, só que eu não tinha a 9:31 e usava 4ª 0.96. Aí não tinha como usar o primário da CX2 se não a 1ª ficava muito curta. Certo?

Abs

Rui

ferraz disse...

È isso ai Lara, eu na minha caixa de cambio tinha 9,31 com 1,04 de quarta a 7800 estava a 223km só uma vez na chuva descendo o retão junto com o Toninho da Mata e o Xandi e olhei o meu conta giro e marcou 8100rpm com uma velocidade de 232km....eram essas quartas que eu uzava...1,04 ou 1,06 foi o melhor cambio que eu tive, isso no ultimo ano da DV3 que foi 1984...abs.

Duran disse...

uiiiiaaaaaaaaaaa, relação final perfeita 1.04 9.31 mais sei quem tinha 1.08 9.33

PAPERSLOTCAR disse...

FErraz passa pra turma a relação das 4 marchas no teu cambio.

Junior Lara Campos disse...

Correção
vendo papeis velhos minha 4 marcha para Interlagos com coroa e pinhão 9.31 era 1.12 e não 1.1 ou 1.04 como relatei.