terça-feira, 1 de junho de 2010

HISTÓRIA DA DIVISÃO 3






Caros AMIGOS, diferente do futebol que se sabe quando Pelé marcou seu primeiro Gol, no automobilismo é bem diferente, hoje felizmente eu e mais muitos amigos tentamos resgatar um pouco dessa história, vou contar com ajuda de amigos Pilotos e preparadores, para que tenhamos materiais suficiente e real para essa historia da DIVISÃO 3, tenho informação não sei bem a veracidade, que nem Federação e Confederação possuem tais arquivos, ou devem estar encaixotado em algum canto da confederação.
Vou garimpar em revistas antigas pois acredito que será um dos unicos arquivos.
quero contar com participação de voces, qualquer material como recortes, jornais,fotos,
material de classificação, etc , pode encaminhar para meu e-mail obelmonte13@gmail.com

A principio a História é essa :

Em 1967 os Fuscas começou a correr em pistas brasileiras em campeonatos regionais provavelmente com motor 1200 ou 1300 e em 1968 Emerson e Wilsinho prepararam um Fusca com motor 1600 que ganhou as 12 horas de Porto Alegre. Em 1968 criaram um super Fusca com bi-motor, andava muito porém nunca chagava até a bandeirada. Nos proximos anos foi se melhorando e alguns fuscas tinham motor 2 litros, sempre chamativos por seu tamanho pequeno porém valente, em 1971 foi criado o Campeonato Brasileiro de Turismo
DIVISÃO 3, em 1974 apareceu outros carros na categoria Brasilia, Chevette, Passat.
e Opalas, mas o Valente Fusca reinava em suas corridas batendo nos potentes Opalas 6cc. e no final de 1975 o campeonato Brasileiro de Divisão 3 acabou dando origem a Hot Car, mas os Fuscas continuaram seu campeonatos regionais como Divisão 3 correndo até ser extinta em 1984.
Hoje depois de 26 anos muitos adeptos ao automobilismo estamos tentando resgatar essa historia tentando trazer novamente a categoria para pistas Brasileiras.

Agradecimento para algumas pessoas que esta nos ajudando a resgatar tudo isso,
Fabiano, Rui Amaral, Ferraz, Fabio Popi,Ararê, Mauricio Moraes, Jr.Lara Campos,
Fernando, GP Oficina Mecanica (Eduardo e Pedro), Joel, Duran, Francis, Saloma, Sanco,
Tito, Caranguejo, entre outros.

7 comentários:

Tito disse...

fala, Orlando.
já sabe que pode contar com todo o material que conseguimos garimpar desde o inicio do nosso projeto.
afinal, o interesse e a paixão é comum a todos nós.
e cedemos os direitos sobre nosso enciclopédico, hehehe!
abç.

Orlando Belmonte Jr. disse...

Legal Tito, só uma observação, sou péssimo em mecanica e em Historias, estou coletando informações para passar, sei que o Fabiano voce e o Fabio são inciclopedias, qualquer relato errado meu , por favor me corrige ok.
abs

Francis Henrique Trennepohl disse...

Sensacional, Orlando!!! Parabéns pela postagem.
Tomara que essa "febre" volte com tudo e traga junto toda a história da Divisão 3, e se não for pedir demais ao "ômi" lá de cima, que a gente tenha novamente a Divisão 3 nas pistas.
Abração

Rui Amaral Lemos Jr disse...

Vamos contar tudo, tudinho!

Abs

Rui

Sidnei Magnani disse...

A DIVISÃO 3 foi até 1980 classe A " Campeonato Brasileiro " Hot Car apatir de 81.

walter disse...

O trabalho de pesquisa é um trabalho de paciência. Acho que você vai se sentir ao pé da serra com um piano nas costas, para subir.
Estou na torcida, pela sua paciência!
A história da Div.3 é genial.
Seja pelo seu lado amador: grids lotados de pilotos cheios de esperança.
Seja pelo lado profissional: pilotos que conseguiram viver da profissão.
Seja pelo lado experimental: as mais loucas geringonças que 'voavam' pelas pistas brasileiras.
Seja pelo lado tecnológico: quanta coisa genial se fez, sobre plataformas de velhos fuscas, brasílias, opalas e mavericks, além dos menos votados dodjões e chevettes.
Teve ainda a migração dos 'velhos' do automobilismo, como Camilo Christófaro (anos 50), Luiz Pereira Bueno (anos 60), que se refestelavam na Div.3.
Ou a revelação dos 'novos' como Ingo Hofmann que mandou bem na Europa.
Tenha paciência!
Eu já estou te aplaudindo e agradecendo, só por você ter a idéia.

Orlando Belmonte Jr. disse...

Walter !
é verdade vamos ter que garimpar muito! mas já é um começo para não deixar essa historia cair no esquecimento, afinal muitos pilotos famosos ou iniciaram ou pilotaram um Divisão 3

abs